Colonoscopia

Exames e Procedimentos

É um exame que possui a vantagem de poder ser usado tanto para fins diagnósticos como para tratamento de algumas doenças que acometem o cólon e o reto. É realizado através de um aparelho endoscópico chamado de colonoscópio que é um longo e fino tubo flexível, que possui uma micro câmera para que o médico possa olhar diretamente para dentro do cólon, também conhecido como intestino grosso.

Na extremidade do colonoscópio há uma micro câmera que transmite em tempo real as imagens para um monitor, permitindo que o médico veja e grave o que ocorre dentro do intestino grosso. Os últimos centímetros do colonoscópio são articulados e podem girar em vários ângulos para facilitar a visualização de todo o interior do cólon. Um dos diferenciais da colonoscopia é que fornece informações que os testes radiológicos comuns podem não ser capazes de dar. O colonoscópio também permite que o médico introduza uma espécie de pinça, que pode ser usada para fazer biópsias e remover lesões suspeitas, como pólipos.

Quando devo fazer?

Para pacientes assintomáticos e sem histórico familiar é sugerido fazer a partir de 45 anos.

Para que serve o exame?

  • Rastreio para o câncer de cólon;
  • Investigação de sangramento intestinal;
  • Investigação de alterações nos hábitos intestinais, como diarreia persistente;
  • Investigação de anemia por carência de ferro;
  • Como exame de acompanhamento de pessoas com pólipos intestinais;
  • Investigação de dor abdominal crônica e sem causa aparente;


Confirmação de resultados anormais em exames não invasivos, como radiografias, tomografia computadorizada ou ultrassonografia.

Como é o preparo para o exame?

Muitas pessoas possuem dúvidas e receios de fazer o exame relativos ao preparo dos dias anteriores, mas, atualmente, é bastante tranquilo. O paciente receberá informações específicas sobre como fazê-lo durante a consulta médica.

Dentro do protocolo de preparo, será fornecido um kit com instruções de como proceder. Certifique-se de ler as instruções com antecedência para poder entrar em contato em tempo hábil caso surja alguma dúvida, pois o preparo bem realizado irá permitir um exame adequado com resultados de imagem seguros para o diagnóstico.

No dia do exame será realizada uma sedação leve para que o paciente fique relaxado e não sinta nenhum desconforto.

Se durante o procedimento o médico identificar pólipos, os mesmos podem ser retirados pelo colonoscópio. Do mesmo modo, lesões suspeitas podem ser biopsiadas para melhor avaliação por um médico patologista à procura de sinais de câncer. O resultado da avaliação do material retirado costuma demorar alguns dias para ser liberado.

O exame demora entre 20 e 60 minutos.

Importante: se a limpeza do cólon não estiver satisfatória, o médico costuma optar por interromper o exame, remarcando-o para outra data.

Abrir bate-papo
Posso ajudar?
Olá,
Como podemos ajudar?